
Portugal envia hoje um contingente militar para Moçambique, equipado para apoio a vítimas das cheias e operações de emergência. (alert-passed)
Portugal envia hoje um contingente militar para apoiar Moçambique na resposta às cheias que afectam várias regiões do país. A missão, denominada Kanimambo, surge após solicitação das autoridades moçambicanas devido à situação de emergência humanitária.
O contingente inicial é composto por 36 militares da Força de Reacção Imediata (FRI), podendo ser reforçado até 100 efectivos. A chegada à capital, Maputo, está prevista para as 20h30 desta quarta-feira.
A força portuguesa está equipada com módulos de apoio militar de emergência, incluindo capacidades de comando e controlo, apoio sanitário, engenharia, cooperação civil-militar, busca e salvamento e suporte de serviços. Serão ainda transportadas 10 toneladas de material para apoiar as operações.
A missão visa reforçar a assistência às comunidades afectadas, agilizando a resposta humanitária e garantindo apoio técnico e logístico às autoridades locais durante o período crítico de cheias. Continua LER mais Clique Aqui
