
Alegada corrupção marca libertação de cidadã chinesa em Nampula detida após falsificação de vistos que terá sido libertada mediante suborno, levantando suspeitas de corrupção e fragilidades no controlo. (alert-passed)
Um alegado caso de corrupção está a gerar forte indignação pública na província de Nampula, após a libertação de uma cidadã chinesa detida pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal por suspeita de falsificação de vistos e outros documentos oficiais para estrangeiros.
JUNTE-SE AO GRUPO WHATSAPP CLIQUE AQUI (alert-success)
A suspeita foi encontrada na posse de equipamento sofisticado capaz de produzir documentos migratórios com elevado grau de perfeição, o que levou as autoridades a considerarem a detenção um sucesso inicial.
Poucos dias depois, a cidadã terá sido colocada em liberdade, alegadamente mediante o pagamento de um suborno avaliado em cerca de duzentos mil meticais.
JUNTE-SE AO GRUPO WHATSAPP CLIQUE AQUI (alert-passed)
Informações apontam para o envolvimento de advogados, jornalistas e figuras políticas locais no processo que resultou na sua soltura.
O desfecho do caso originou troca de responsabilidades entre instituições do Estado, com o SERNIC, a PRM e o Serviço Nacional de Migração a evitarem prestar esclarecimentos concretos.
JUNTE-SE AO GRUPO WHATSAPP CLIQUE AQUI (alert-passed)
O procurador-chefe de Nampula, Osvaldo Rafael, afirmou não ter conhecimento específico do caso, embora tenha confirmado a existência de vários processos envolvendo cidadãos chineses na província, todos sob segredo de justiça.
O silêncio institucional tem reforçado as suspeitas sobre fragilidades no sistema judicial e no controlo migratório em Nampula. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: Vanduzi TV
Foto: Vanduzi TV
Foto: Vanduzi TV
