
Os operadores de táxi por aplicativo da plataforma Yango anunciaram uma greve nacional para a próxima sexta-feira, numa acção que poderá afectar o transporte de passageiros em várias cidades do país.
A paralisação surge como forma de protesto contra as actuais condições de trabalho e os baixos rendimentos obtidos pelos motoristas.
Entre as principais reivindicações da classe está o reajuste das tarifas praticadas pela plataforma. Os taxistas consideram que os valores pagos por viagem já não acompanham o aumento dos custos operacionais, sobretudo dos combustíveis, tornando a actividade cada vez menos rentável.
Além das questões económicas, os operadores manifestam preocupação com o aumento da criminalidade associada ao serviço de transporte por aplicativo. Segundo os motoristas, vários colegas já foram vítimas de assaltos e alguns perderam a vida durante o exercício da actividade.
Em resposta às reclamações, a Yango garantiu estar a analisar medidas para melhorar as condições de trabalho e minimizar o impacto dos baixos rendimentos dos seus parceiros.
Fonte: Jornal Notícias