.jpg)
O agravamento das tensões xenófobas na África do Sul está a levar um número crescente de cidadãos moçambicanos a solicitar o regresso voluntário ao país.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades moçambicanas, grupos anti-imigração continuam a mobilizar-se em várias províncias sul-africanas, criando um ambiente de insegurança para milhares de estrangeiros.
Na província de KwaZulu-Natal, considerada uma das mais afetadas, foram registados novos incidentes de violência e intimidação. O Consulado de Moçambique em Durban continua a receber pedidos de cidadãos interessados em regressar, estando em curso o processo de registo e organização logística para o repatriamento.
As autoridades moçambicanas relataram ainda casos recentes envolvendo cidadãos nacionais, incluindo agressões físicas e tentativas de intimidação.
Entretanto, a polícia sul-africana anunciou o reforço das operações de segurança à medida que se aproxima o prazo de 30 de junho, estabelecido por grupos anti-imigração para a saída de estrangeiros em situação irregular.
Desde o final de maio, mais de 700 moçambicanos já foram repatriados da África do Sul na sequência dos ataques xenófobos que continuam a preocupar ambos os países.
Fonte: Deutsche Welle (DW África)